top of page
Buscar

Lua de Mel - Gramado/Canela I

  • Foto do escritor: Priscilla Dias Cavalcante
    Priscilla Dias Cavalcante
  • 4 de nov. de 2018
  • 7 min de leitura

03.09.18

Chegamos em GRAMADO, uhull

Gramado não era nossa primeira opção, mas, quando se tem de arcar com tantos gastos é preciso ser mais consciente e humilde rs e apesar de Gramado não ser uma região muito barata decidimos embarcar nessa aventura por uma semana, até porque merecemos!!!

Procuramos muitos hotéis na internet em uma lista sem fim que a gente fica até tonto. Como não fomos em alta temporada encontramos tudo até por menos da metade do preço.

Tenho gostos pecualiares e selecionei se não me engano 3 lugares que gostei e enviei para o André. Gostamos de um quarto da “Cabana Belos destinos” e então o André entrou em contato com o responsável e quando ele soube que era um casal em lua de mel nos ofereceu um quarto melhor com uma diferença bem pequena. Gostamos muito em especial porque o quarto tinha cozinha, o que nos faria economizar bem, desde que planejássemos ainda mais.

O lugar não fica no centro de Gramado, mas achei bem localizado pelo fato de ter tudo pertinho, lojas, mercadinho, farmácia, e fica perto também de vários museus (Hollywood, Super Carros, Pedras, etc) e pagamos bem baratinho (entre 6 e sete reais, o dia mais caro pagamos uns 13 reais porque era feriado e tudo fica mais caro) para nos deslocarmos para a área mais centralizada de Gramado quando batia a preguicinha de ir a pé.

Eu amei nosso cantinho, pensem numa paz. Um lugar simples, aconchegante e muito lindinho. O café da manhã você pede separado. Custa em média 35,00 e vem pão, bolo, pão de queijo, dois tipos de fruta, suco, leite, café, mussarela, presunto, manteiga, geléia. No nosso pedimos para tirarem o café e o presunto, e é claro que não conseguíamos comer tudo, sobra bastante coisa. “O diferencial do café é ele ser entregue em uma cesta de piquenique na porta do apartamento, pela manhã (horário a combinar, a partir das 8h). O hóspede tem a opção de tomá-lo em seu apartamento ou no jardim. Outra vantagem é que o café pode ser consumido quando o hóspede quiser, pois o café e o leite são colocados em garrafas térmicas e os alimentos são acondicionados em bandejas revestidas com plástico.”




Eles deixam uma plaquinha avisando que você saiu e que gostaria que arrumassem seu quarto, é só pendurar na porta que a mágica acontece e, a cada 3 dias, eles trocam toda roupa de cama e banho.

Se estiver indo pra lá e quiser dar uma olhada é só entrar nesse site: http://www.belodestino.com.br/




DIA 1

No primeiro dia andamos mais de 3km a pé, e é muito gostoso ter companhia pra passear, conhecer cada cantinho, fotografar. Nesse dia o clima estava chuvoso, mas, só nos escondemos umas duas vezes quando deu uma engrossada na chuva.

A cidade é muito linda. Os primeiros habitantes eram imigrantes por isso tem muito da cultura alemã e italiana por todo lado, incluindo nas construções. A cidade tem diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casacos maravilhosos, casa e decoração, muitos chocolates caseiros e também das fábricas, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário, além de restaurantes para todos os gostos. Inclusive se pesquisar bem a comida não sai tão cara, porque tem sempre restaurantes com precinhos ótimos bem perto dos restaurantes caros.


A rua coberta foi a maior decepção...eu pensei tanta coisa, chego lá é uma espécie de balcáo com umas plantinhas no teto e restaurantes ao redor...


Mas a região é uma das mais bonitas que achei, tem muita coisa linda e atrativa ao redor.






SOBRE A COMIDA

Ficamos um pouco apreensivos a princípio afinal o forte por lá são as carnes, mas, tudo se resolveu para nós vegetarianos pq eles sempre têm muitas opções de massas (o André ama) e saladas. Bem na esquina da nossa cabana tinha um restaurante "AQUECEE restaurante e lancheria", um local bem simples mas muito aconchegante. No friozinho do sul os lugares têm sempre aquecedor, mas lá eles têm lareira. Amei haha

Eles têm várias opções de almoço, janta, pizzas, lanches e petiscos e, apesar de não ter pratos específicos vegetarianos, pegamos o cardápio e montamos nosso próprio prato, tirando e acrescentando algumas coisas. Na primeira vez pedimos cada um uma porção de macarrão (massinha caseira) não conseguimos comer tudo e olha que pela nosso fome ainda pedimos acompanhamentos rsrs.

O valor dos pratos prontos gira em torno de 18-30 reais, o diferencial está só na pizza.


Uma coisa que comi no sul pela terceira vez e não gostei muito foi a pizza...no primeiro dia pedimos uma pizza em um lugar que encontramos na internet, achei muito cara e infelizmente não era boa. A pizza goiana tem uma massa macia com borda recheada e em alguns casos uma massa mais fina e crocante (não dura), com muito recheio normalmente e bem suculenta nham nham. Já a pizza do sul é bem fina (juntando massa e recheio) e a massa é um tantinho pra o lado de puxenta. Entretanto, no sábado pedimos uma pizza NO AQUECEE (restaurante que falei aqui) e gostamos apesar das diferenças.


Além disso, cozinhei dois dias...advinhem o que? Macarrão outra vez...ainda bem que eu gosto porque meu marido poderia viver só disso!!! Em um dia bem frio fizemos uma sopinha e na sexta fiz um macarrao com alguns vegetais para comermos sábado. Outra opção barata que encontramos no domingo quando fomos passear foi "subway". Este é o único fast-food que eu realmente digo: gosto...amo pão com salada e muuuito molho rsrsrs acho que o André fica doido pra não cruzar com um subway perto de mim rsrs





DIA 2

Fomos até a HS Turismo (http://www.hsturismo.com.br/ ) que fica em frente à rua da cabana (uns 50m), escolher alguns pacotes de passeios na segunda-feira. Escolhemos os que mais se adequava ao nosso perfil e o restante fomos por conta própria.

Na terça-feira às 8:ooh a van passou para nos pegar para passarmos um dia inteiro conhecendo vários lugares incríveis. Para saber TODOS os detalhes do passeio "Tour Uva e Vinho" assim como valores clique AQUI.

Esse é um passeioque ocupa o dia todo e basicamente tudo o que se gasta está incluso (com excessão da excursão interna da vinícula MIOLO e minicurso de vinhos que custa R$ 30,00) incluindo o almoço.



Via Malhas - Nova Petrópolis


Esse é um local pra aproveitar e levar umas blusinhas de frio pra casa rs Tem muita opção de blusas, casacos, toucas, luvas... e com um preço muito bom.

Como vivemos em uma região muito quente aproveitamos mesmo foi a parte externa...tem sempre um cantinho encantador naquela região.




Fetina de Formaio


Uma queijaria com diversas opções, além de doces, salames, bolachinhas, petiscos saudáveis e vinhos. Tem degustação de queijos.


Fábrica da Tramontina


Um sonho de lugar. Vontade de comprar de tudo. Tramontina é tudo de bom, ganhei um jogo de panelas e tô me perguntando até hoje como eu vivi sem isso minha vida toda.

Nós turistas ganhamos um bom desconto nas compras, se quiser aproveitar essa é a hora.

GARIBALDI Cooperativa

Visitamos as dependências, conhecemos um pouquinho de todos os apetrechos usados na fabricação do vinho antigamente e agora. Conhecemos os champanhes, espumantes e vinhos (alguns premiados) e depois degustamos (no nosso caso um bom suco de uva apenas).

O suco Garibaldi é mais suave e menos concentrado (quem tomou o vinho suave disse que o gosto é quase o mesmo), Amamos, inclusive o de uvas verdes.

Restaurante Italiano DEL FILIPPI

André e eu estávamos um pouco apreensivos no início até porque eles já iniciaram colocando na nossa mesa pãezinhos e uma sopa de capeletti recheado com carne. Ficamos olhando as pessoas da nossa van experimentarem (a maioria eram goianos também, uns bem de perto da nossa cidade, contei?) e percebemos que ninguém gostou. Observei que as comidas de caldo do sul têm um caldo bastante ralo, o que causa um pouco de impacto a princípio pra quem está acostumado com algo mais encorpado (nham nham nham). Depois veio um prato com nome chique que na verdade era almeirão com bacon kkk. Começaram a trazer as massas e todas com carne. Chamamos um garçom e pedimos algo vegetariano e então um deles se propôs a nos atender... como era uma espécie de rodízio ele nos priorizou e acabamos por comer muito bem sem conseguir provar mais nada. Entre as massas e os risotos eles trazem muitas coisas deliciosas...polenta, queijo, salada, purê. Mas amei muito mesmo foram os risotos de funghi e alho poró. Divinos!!!

P.S.: o almoço já está incluso no pacote, você pode ainda se deliciar com a sobremesa e paga apenas as bebidas se consumir.


Vinícola Miolo

Aproveitamos a paisagem exterior enquanto o pessoal fazia o mini curso de vinhos.

O suco da Miolo é bem mais concentrado e doce, mas não deixa de ser maravilhoso.

Passeio de Maria Fumaça

Em primeiro lugar, nunca esqueça o "pau de selfie". Nos revezamos para tirar uma fotinha e corremos pra ficar juntos quando uma alma bondosa nos socorria. Por isso tivemos tantas selfies, mas, nada pra abalar o nosso humor.

Esse passeio é muito bom. Passamos pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Durante o passeio tem várias apresentações de músicas típicas e também muita informação. A apresentação que mais gostei foram duas moças que cantaram algumas músicas e nos apresentaram o "ritmo das Tarantelas). Pelo que disseram esse ritmo surgiu quando um grupo de pessoas foram picadas por tarântulas e precisaram bolar algo para que pudessem eliminar o veneno pelo suor...então elas se puseram a dançar. Verdade ou não, achei essa versão bem interessante.

Tem muita paisagem bonita apesar de não estar sempre uma visão aberta, porém, só pelo passeio já vale muito, é super gostosinho todo aquele cenário. Ah, outra coisa que você deve saber, cada um tem uma taça individual de acrílico pra degustar vinho, espumante ou suco de uva. Dá pra ficar bêbado minha gente rsrs Andre e eu tomamos tanto suco que quase enjoamos (mentira que o suco é tão bom que não dá pra enjoar).

Epopéia Italiana

Um local encantador que não se pode bater fotos, uma pena. O ingresso daqui também está incluso. Logo na entrada há uma pequena exposição de trajes típicos de várias épocas. Depois vem o espetáculo e eles montam vários cenários lindos que lembram a Itália e outros do Brasil, e contam toda a história de um casal (e demais imigrantes italianos) que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Em todos os lugares que passamos tem lojinhas pra gente aproveitar e levar uns produtinhos pra casa... Na Epopéia tinha vários cosméticos feitos de uva...um amor só.

No final, mais suco de uva e biscoitos doce "como os que a Rosa fazia la na Itália" (leia com sotaque italiano rs).



Continua no próximo post...


 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

SEJA NOSSO AMIGO

Olhai para os lírios - Priscilla Cavalcante
00:0000:00
bottom of page